T~ENIS

https://tidd.ly/3diq0m2

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Clube de trocas solidárias de CEU Jardim São Luis comemora dois anos

Na tarde de sábado (13), o Clube de Trocas do CEU Casa Blanca comemora dois anos de atividades. Realizado sempre no segundo sábado de cada mês, os encontros objetivam a troca solidária de serviços, roupas, calçados, artesanato, alimentos na cidade do Jardim São Luis, brinquedos, livros e utensílios domésticos, compartilhando uma nova maneira de negociar itens em boas condições que podem ser usados por outras pessoas e mão de obra.
Para Sirlene Araújo Dias, Auxiliar Técnica de educação do CEU, o Clube de Troca mobiliza as pessoas e faz com elas valorizem mais itens que antes eram descartados com facilidade. “Hoje, muitos me dizem que não jogam nada fora se estiver bom. Lembram que podem trocar pode outra coisa que precisam mais no momento”. E a conscientização atingiu até os pequenos, já que entre os frequentadores assíduos está um grupo de crianças da região. “Eles trazem brinquedos, roupas. Já entenderam a importância dessa troca e frequentam o Clube há mais de um ano”, explica Sirlene.
Além disso, ela conta que para muitas pessoas da terceira idade os encontros se tornaram um momento de lazer, já que palestras sobre diferentes temas importantes para a comunidade da região foram inseridas na programação, com o intuito de levar informações de qualidade aos participantes. “Para o aniversário de 2 anos escolhemos uma palestra sobre Direitos Humanos, para que a comunidade entenda o que é e para quem serve. Em maio, o assunto tratado será a autoestima da mulher”, diz.
Para participar, basta levar produtos em perfeito estado que possa ser útil para outro participante. E quem tiver dúvidas sobre o ‘preço’ do que irá trocar, a organização ajuda os interessados a estipular o valor médio de cada item seguindo uma lista da Moeda Social usada pelo Clube, que é a EcoSampa, da Rede Paulista de Trocas Solidárias. No caso dos serviços, o mesmo critério será adotado.
O Clube de Trocas do CEU Casa Blanca será realizado das 13h às 16h.
O centro educacional está localizado na Rua João Damasceno, s/nº – Vila das Belezas. Informações pelo telefone: 5519-5244.

Nenhum comentário: