Dia 15 de Setembro, mais conhecido como ontem, foi um dia para ficar na história, sempre ficando em posições nada atraentes em todos os quesitos possíveis o Brasil se superou.
Sempre que rola um pesquisa ou se faz algum levantamento de qualquer que seja a estatística, o Brasil sempre figura entre os últimos, talvez situasse-ia entre os primeiros, caso fosse levantada o tamanho da corrupção, do desemprego, da precariedade da saúde pública ou da violência.
Mas desta vez não!!
O Brasil apareceu no topo da lista mundial, na Economia!
Foi a maior queda registrada nas bolsas de todo o mundo, com negativos 7,59 pontos percentuais, foi um marco histórico até então.
Vamos comemorar, por isso!
Há 20 anos atrás caso isto ocorresse, estaríamos nós brasileiros, hoje dia 16 de Setembro, destroçados, sem chão e sem previsão de retomada no crescimento, mas ainda continuamos projectando o aumento da nossa economia em 5% em 2008.
Mas hoje podemos dizer, que não estamos amarrados aos Estados Unidos, temos nossa economia sólida e independente e que somos capazes de segurar a onda.
O Ministro da Economia, falou com propriedade do assunto e o jornal havia mostrado números para nos deixar tranquilos.
A nossa dívida externa é quase 8 vezes menor que há 20 anos, nosso PIB muito mais elevado e nossa moeda forte, onde R$ 1 vale U$ 0,54 , quem diria?
As bolsas caem, a valorização da Petrobras e a Vale, que são as grandes empresas brasileiras na bolsa e que puxam para baixo ou para cima o índice Ibovespa, caem , mas a economia continuam bem, sem maiores preocupações a curto prazo.
Mas cuidado, se você tem ações, não venda agora; se você quer comprar ações, não compre agora; espere o vendaval passar.
E para nós simples mortais, plebeus, sem lenço e sem documento, nada de entrar em dividas a longo prazo, isso poderá ser desastroso, principalmente agora que bancos quebraram, por financiarem a tão sonhada casa própria, os bancos aqui no Brasil que estão fazendo este tipo de contrato, com certeza irão rever seus conceitos de créditos e podem até apelar para taxas abusivas, por isso cautela, espere e guarde um pouco mais as suas economias.
Hoje já fechamos o pregão em alta, apesar de toda a turbulência lá fora, pois ontem, enquanto o ministro falava, as bolsas asiáticas já abriam em quedas, Hong Kong, Tóquio e Coréia, todas na casa de 5,5% negativos.
Afinal de contas, para um País que já está acostumado com quedas, numericamente crescente, começando com queda de um, cinco, sete, com queda de quatro, cinco, sete e de sete, cinco, sete, o que é uma queda de sete, cinco, nove?
Mas estas quedas são para outra história, que poderia ser contada por quem, na época das quedas , disse ao povo " Relaxa e goza!", agora ela deve estar em queda nas pesquisas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário