T~ENIS

https://tidd.ly/3diq0m2

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rio Tietê, limpo?

  Rio Tietê [Aziz Ab´ Saber

 Há  anos o geógrafo  Aziz Ab´ Saber chamou de  "tapeação eleitoral" a promessa milagrosa de despoluição do rio Tietê [...]


Um dos destaques da região do Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo , é a curva do rio Tietê , na Fazenda Biacica. A paisagem é encantadora,porém fétida. Nem os insetos resistem à sujeira. Trecho  da Estrada da Biacica, a principal rua que dá acesso à fazenda  - em desapropriação  para construção de um parque linear pelo Estado e a Prefeitura - não tem asfalto e saneamento básico : a maior reclamação dos moradores , principalmente das crianças.  A moradia na beirada rio penetra nas mais duras consciências .

 Há  anos o geógrafo  Aziz Ab´ Saber chamou de  "tapeação eleitoral " a promessa milagrosa de despoluição do rio Tietê.

Na terça-feira( 8) , o professor comentou:  "É um projeto romântico , completamente equivocado. Se não pensarem  e executarem  políticas de saneamento básico  de médio e longo prazos ,  coleta e tratamento de esgoto,  a recuperação do Tietê tornaria inviável , vão  continuar jogando dinheiro fora. Não adianta citar  exemplos de rios despoluídos  pelo mundo afora . Esquecem que, em São Paulo, existem 110 córregos ou mais que desembocam  no Tietê. Mas , por favor,  gastança do governo do Estado com o Tietê não  deve ser tradada comigo, mas com o Ministério Público, a  Assembleia Legislativa ."

Aziz avisa que o assunto é  complexo  e  não daria para explicar em cinco minutos.

" O ideal seria uma aula  onde estivesse presente o governo , os  financiadores  da  limpeza do rio, as empreiteiras .Uma aula aberta, com a presença dos braçais  das dragas, operários das águas."



                                             Devanir Amâncio