T~ENIS

https://tidd.ly/3diq0m2

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Escola sem luz, descaso com a educação

A Escola Estadual Waldir Rodolpho de Castro, o ' Latão' (rua dos Jeribás s/n -Cohab Adventista ),no Capão Redondo, zona sul de São Paulo,há  15 dias  teve o seu  relógio de luz incendiado por vândalos , sem que  até agora nenhuma providência tenha sido tomada pelo Governo do Estado para resolver o problema. Os alunos estão tendo aulas até às 4 horas . Uma das maiores escolas da região, com cerca de 1 .500 matriculados em três períodos, a escola é famosa por passar alunos de ano, inclusive analfabetos, mesmo não frequentando as aulas.

A Escola Waldir Rodolpho  de Castro, ainda de lata por dentro, simboliza a miséria da educação em São Paulo. Seria um assunto de grandeza absoluta para o Fórum Social Mundial [...].

Uma cidade não se resume a lixo e buracos, e  a partir de agora enveredaremos para o mundo da educação, visitando - assim que possível - escolas em bairros das periferias pobres de nossa rica cidade e Região Metropolitana de São Paulo. Numa espécie de "ouvidoria popular da educação", tentaremos compreender o descaso com o assunto educação, muito lembrado em campanhas políticas :  o domínio das drogas nas escolas, a arquitetura do atraso dos prédios escolares, conflitos entre professores e alunos, a saúde mental e física do estudante e professor,  falhas curriculares, segurança escolar, e a omissão e leniência dos governos  que  só servem para manter a escola que não queremos. Uma reflexão sobre a valorização do professor  e trabalhadores da educação  da rede estadual e municipal  deverá ser pensada , em todos os sentidos . Todas as considerações e observações - sempre apontando  os humildes meios de solução -serão encaminhadas  ao Ministério Público , à imprensa ,   autoridades e  a quem desejar ; com o devido cuidado para não serem usadas ou exploradas para fins eleitorais.

                                            Devanir Amâncio

Nenhum comentário: