T~ENIS

https://tidd.ly/3diq0m2

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Problema social volta ser caso de polícia

Não passa de factóide de político em fim de mandato   - em  baixa no conceito da opinião pública - mandar  fichar mendigos na polícia, conforme pretende o prefeito Gilberto Kassab.
 
O nosso prefeito foi mal assessorado sobre um assunto social complexo que assola a cidade  , que não se resolverá com a força policial . Muitos mendigos estão doentes , vegetando nas vias públicas , com problemas de ordens psicológicas profundas. Quando chegam aos albergues e são encaminhados  à Secretaria  Municipal de Saúde  não dá em nada, voltam para as ruas . Os próprios agentes de saúde dizem que  é preciso contratar  leitos para atender a demanda de moradores de rua, principalmente  os viciados em crack. Este é o grande drama dos albergues em São Paulo : o que fazer com os  "louquinhos"  ? -, é assim que  são chamados por agentes municipais ,os moradores de rua com transtornos psiquiátricos .
 
Um novo modelo de albergue, a começar pela  sua arquitetura   - que deveria ser mais humana , cultural e funcional - integrado ao sistema  municipal de saúde , seria o ideal    para reconstruir  vidas de inúmeras pessoas , como as que ficam na porta do Bom Prato , no Parque D. Pedro II,região central de São Paulo, à espera de restos de comida, um pãozinho ou uma banana .
 
Depois das subprefeituras serem transformadas em quartéis inoperantes ,engana-se quem acha que o poder policial será a solução para os cerca de 18 mil moradores de rua , em São Paulo.
 
A Prefeitura sequer consegue dar uma resposta social para a triste realidade das crianças de rua do  centro, o que foi conferido pela jornalista Fernanda Aranda , na sexta - feira 01/7 :  "Não são quatorze não , são trinta e uma crianças , tem até um bebê, lembra 'Capitães de Areia', disse a repórter do IG .
 
          No passado governos classificaram problemas sociais como caso de polícia. O erro volta a ser repetido.
 
          Fichar morador de rua na polícia para  "aumentar a sensação de segurança da população". Fala sério !  . Nota zero para o prefeito e seus assessores [...] .
 
                                         Devanir Amâncio
 

Um comentário:

Sampa disse...

Problema psicológico? Não vejo por este lado, meu caro amigo. Quando a fome grita no corpo destes seres inertes, a movimentação das suas pernas se tornam evidentes. O problema é a preguiça e a falta de vergonha na cara. Albergues mais humanos ? Ah, pelo amor, agora vamos dar conforto às pessoas que escolheram viver uma vida morta? Nada disso, vadiagem é crime e eles devem ser fichados, sim. Um por um!