T~ENIS

https://tidd.ly/3diq0m2

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Infância na rua, a volta dos " meninos da caverna"




 É muito triste ver a infância na rua , num piquenique da droga ,  um retrato da destruição da família  e  omissão dos poderes públicos [...] .
 
 Nenhuma outra coisa  tem chamado mais a atenção no Centro de São Paulo do que um grupo de 14 crianças , moradoras de rua,  de idade entre 8 a 14 anos , algumas cheirando cola , outras consumindo crack e fumando maconha. Segundo os garis, desde  maio os menores circulam a região central,causando indgnação e compaixão em quem passa.
 
Na manhã de quarta - feira 29/6, as crianças    de ambos os sexos  estavam  na Praça da Bandeira , praça de fama internacional ,em frente à Câmara Municipal de São Paulo ao Edíficio Joelma , onde têm dormido nas últimas noites. Todos numa rodinha, uma  espécie de piquenique de droga.
 
Um menino que arrastava um fardo de carregar entulho , cheio de roupa ,se apresentou como "Meio Quilo" , seu apelido no grupo. Meio Quilo , tem 12 anos e  deixou - se fotografar com ironia : " A minha família vai me  encontrar rapidinho... Com cinco anos de idade comecei  a cheirar cola , depois lança perfume -,  agora devoro o que  conseguir : cola , maconha , crack...tudo."
 
Meio  Quilo  guardava entre as roupas uma taiadeira velha que pretende usar para abrir um buraco debaixo da passarela da Praça da Bandeira ,onde as crianças vão se  mocosar.
 
Ao ver a cena destes brasileirinhos , crianças tão pequenas, dominadas por traficantes e o vício , vem à cabeça  alguns projetos de cidade e Brasil  - quase sempre  - elaborados em laborátórios de   marqueteiros , em anos de  campanhas políticas: proteção à família , à primeira infância, serviço de inteligência , proteção das fronteiras , pressão , investimento e guerra   contra o  tráfico ; cidade inclusiva, combate ao analfabetismo, "criança,o futuro" e "cidade ideal".
 
A Promotoria da Infância e Juventude já foi comunicada  , pessoalmente, sobre a volta dos novos " meninos   da caverna". Em novembro de 2008  , no mesmo lugar,12 crianças foram retiradas à força pela justiça da infância do buraco, que ficou conhecido nacionalmente como  caverna da Bandeira.
 
                                                           Devanir Amâncio

2 comentários:

Mila** disse...

Triste realidade... a culpa é de quem? triste ver a infancia perdida...

Clodoaldo disse...

Po a gente começa a ficar alegre por algumas conquistas aqui na periferia e de repente nos deparemos com nossos irmãos perifericos sofrendo no centro. Estes dias encontrei um mano da cohab que jogava bola no parque e tava la no meio do crack. Hoje ele ta de volta, com saude e firmão graças a DEUS, mas e estes meninos o que pode ser feito? o que eles desejam?? que no sistema deve se cobrado?