T~ENIS

https://tidd.ly/3diq0m2

terça-feira, 28 de junho de 2011

CADEIRAS NO CENTRO DE SÃO PAULO


Eliete sempre está se encontrando no centro de São Paulo com seu amigo Carlos Alberto Melo,47, também cadeirante . Ele mora no Jardim Maracanã, região da Freguesia do Ó / Brasilândia, Zona Norte.

Militante das boas causas, Eliete,cadeirante há treze anos, carrega o primeiro nome na placa de sua cadeira motorizada,transmitindo ar de felicidade e superação por onde passa.
" Eu me chamo Eliete Pereira dos Santos Amém, moradora do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, tenho 55 anos, nasci no dia 11 de novembro de 1955 , em Palmas de Monte Alto , sertão da Bahia. Há trinta e oito anos estou em em São Paulo [...] . Sou ex- instrumentadora cirúrgica , há treze anos sou cadeirante e vivo o drama da acessibilidade em São Paulo. Fui vítima de cisticercose, doença transmitida pela carne de porco.

O deficiente físico não pode se fazer de coitadinho ,tem direitos e deveres como qualquer outro cidadão. E deve lutar pelos seus direitos,participar.

Um dos principais problemas enfrentados pelos cadeirantes na cidade, é a falta de moradia.

Um exemplo : no antigo Hotel São Paulo, reformado, na Praça da Bandeira, conforme a Lei foram destinadas dez vagas para portadores de deficiência, mas só tem um deficiente morando no grande prédio de 152 apartamentos, a Silvânia , cadeirante que trabalha no Santander. Ela pena para entrar e sair do prédio (rua São Francisco 113 - atrás da Prefeitura) , o acesso é péssimo . O deficiente precisa de oportunidade de emprego e moradia [...].

Onde está na prática a cota de moradia para os deficientes físicos nos programas habitacionais dos governos ? Moradias com condições de acesso, rampas...
Nem todo deficiente tem condição de comprar um carro adaptado, então porque não pensar em incentivos para que compre uma cadeira motorizada . Se não puder comprar um scooter, que compre uma cadeira de roda digna. O que a gente vê de cadeiras de rodas caindo aos pedaços... É uma vergonha !

A minha é importada, custa uns 12 mil, consegui através de uma campanha solidária feita pelos meus amigos. A cadeira motorizada nacional encontra até por seis mil. O problema é que os scooters são visados ... Dia desses por pouco não perdi o meu , estavam em dois , dois menores . O mais novinho disse : ' Pelo amor de Deus !.., não vamos fazer isso com a tia não '.
Eu sou uma mulher feliz ! Tenho um filhinho, o Jack, da raça pinscher."

Carlos, digitador aposentado, com um ano de idade , foi vítima de paralisia infantil , e não teve a mesma sorte da amiga Eliete. No Metrô Arthur Alvim, na Zona Leste, um ladrão se aproximou com cara de bonzinho, o pegou no colo , e sem violência física, deixou -o no chão com palavras de quem passava por necessidade : "Não leve a mal não , mas tem gente que precisa mais que você." Carlos , desde então passou a defender seguro para cadeira de roda.

Eliete e Carlos participam de uma manifestação em prol de moradia para cadeirantes, em frente à sede da Caixa Econômica Federal , no Centro, na segunda- feira , 27 de junho, às 9h30. O ato será comandado pelo padre Ticão, da Comunidade São Francisco, de Ermelino Matarazzo, Zona Leste.
Devanir Amâncio

Nenhum comentário: